1 Tm 3.15. Mas, se
tarda, para que saibas como convém andar na casa de DEUS, que é a igreja do
DEUS vivo, a coluna e firmeza da verdade”Atos 8.4-8,12-1
A MISSÃO DA IGREJA:
SÓ CEGOS ESPIRITUAIS NÃO HÁ PRATICAM
I. A MISSÃO DA
IGREJA É LEVAR A PRECIOSA SEMENTE
- A prioridade da igreja é anunciar a palavra de
Deus - Atos 8.4 Mas os que andavam dispersos iam por
toda parte anunciando a palavra. Marcos 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o
mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
- A prioridade da igreja é testificar Cristo o
Salvador - Atos 8.5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria,
lhes pregava a CRISTO. João 4.39 E muitos dos samaritanos
daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou:
Disse-me tudo quanto tenho feito.
- A prioridade da igreja é o crescimento do reino divino - Atos 8.6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, Atos 2.47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
1. A MISSÃO DA
IGREJA É A PROVA DE QUE NELA EXISTE O AMOR PELAS ALMAS
- Não podemos continuar insensíveis as almas em
desespero - Atos 8.7 pois que os espíritos imundos saíam de
muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos
eram curados Marcos 10.47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré,
começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de
mim.
- Não podemos esquecer que muitos necessitam de
libertação - Atos 8.8 E havia grande alegria naquela cidade.
Lucas 19.9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também
este é filho de Abraão.
- Não podemos ficar omissos as ordens de pregar
o evangelho - Atos 8.12 Mas, como cressem em Filipe, que lhes
pregava acerca do Reino de DEUS e do nome de JESUS CRISTO, se batizavam,
tanto homens como mulheres. [Mateus 10.33 Mas qualquer que me negar
diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos
céus.
2. A MISSÃO DA
IGREJA TEM GARANTIA DO PODER DIVINO
- Temos garantia de sermos portadores do poder
do Espírito Santo - Atos 8.15 os quais, tendo descido, oraram por
eles para que recebessem o ESPÍRITO SANTO. Atos 1.8 Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e
ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e
Samaria, e até aos confins da terra.
- Temos que nos dispor para que o Senhor nos use
em seus dons - Atos 8.16 Porque sobre nenhum deles tinha ainda
descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor JESUS. I
Coríntios 14.12 Assim também vós, como desejais dons
espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
·
Temos uma promessa para todos receberem a efusão do
Espírito - Atos 8.17 Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o
ESPÍRITO SANTO. Atos 2.18 E também do meu Espírito derramarei sobre os
meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
·
A prioridade da igreja é anunciar a palavra de Deus
- Atos 8.4 Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a
palavra. Marcos 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a
toda criatura.
- A prioridade da igreja é testificar Cristo o
Salvador - Atos 8.5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a
CRISTO. João 4.39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele,
pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
A prioridade da igreja é o crescimento do
reino divino - Atos 8.6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que
Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, Atos 2.47 Louvando
a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor
à igreja aqueles que se haviam de salvar.
A MISSÃO DA IGREJA NO MUNDO = João 20.21
“Missão”
vem de uma palavra latina que significa “enviar”. Jesus ordenou aos seus
primeiros discípulos, como representantes daqueles que os seguiriam — “Assim
como o Pai me enviou, eu também vos envio” Jo 20.21; cf. 17.18). Essa missão é
ainda válida: a Igreja universal, incluindo cada igreja local e cada cristão, é
enviada ao mundo para cumprir uma tarefa especifica.
A tarefa dada à Igreja
tem duas partes.
Primeiro
e fundamentalmente, é obra de testemunho perante todo o mundo, fazendo
discípulos e plantando igrejas (Mt 24.14; 28.1 9-20; Mc 13.10; Lc 24,47-48). A
Igreja proclama Jesus Cristo por toda parte, como Deus encarnado, Senhor e
Salvador, e anuncia o convite de Deus aos pecadores para que entrem na vida,
voltando-se para Cristo por meio do arrependimento e da fé (Mt 22.110; At
17,30). O ministério de Paulo como plantador de igrejas e evangelista por todo
o mundo, tanto quanto possível, é um modelo para se levar adiante essa tarefa
primária ( Rm 1.14; 15.17-29; I Co 9.19-23; CL 1.28-29).
Em
segundo lugar, todos os cristãos são chamados para realizar obras de
misericórdia e compaixão. Confiando no mandamento de Deus para amar ao próximo,
os cristãos devem responder com generosidade e compaixão a todas as formas de
necessidades humanas (Mt 25.34-40; LC 10.25-37; Rm 12.20-21). Jesus curou
doentes, alimentou famintos e ensinou a ignorantes ( Mt 15.32; 20.34; Mc 1.41;
10.1), e os que são novas criaturas em Cristo devem pôr em prática a mesma
compaixão. Ao agirem assim, darão credibilidade ao evangelho que pregam a
respeito de um Salvador cujo amor transforma pecadores naqueles que amam a Deus
e ao próximo (Mt 5.16; Cf. 1 Pe 2.1 1-12).
Embora
Jesus tenha previsto a missão aos gentios (Mt 24.14; Jo 10.16; 12.32), seu
ministério terreno foi dirigido às “ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt
15.24). Paulo, o apóstolo aos gentios, sempre ia primeiro aos judeus, quando
pregava (At 13.42-48; 14.1; 17.1-4,10; 16.4-7,19). Porque o direito dos judeus
em ouvir primeiro o evangelho era determinação divina (At 3.26; 13.46; Rm
1.16), é importante para os cristãos continuarem testemunhando aos judeus. Como
Paulo disse, foi de Israel, segundo a carne, que Cristo veio para ser o
Salvador do mundo (Rm 9.5).
II. A
PROCLAMAÇÃO PROFÉTICA DA IGREJA PRIMITIVA
A Leitura Bíblica em Classe nos mostra que a
pregação do Reino de Deus tinha um sentido profético e missionário na vida da
igreja primitiva. Um dos termos originais usado no Novo Testamento para
descrever a proclamação da igreja é kerygma, traduzido por “pregação” (Rm
16.25; 1 Co 1.21; 2 Tm 4.1 7; Tt 1 .3), e “proclamação” (Lc 4.18; 1 Ts
2.9—ARA).
1. Demonstrada na revelação do
mistério da vontade de Deus.
As
Sagradas Escrituras descrevem a proclamação das boas- novas e o seu conteúdo
doutrinário como a revelação do “mistério que desde os tempos eternos esteve
oculto em Deus” (Rm 16.25; 1 Co 2.7; Ef 1.9; 3.3,4,9; 5.32; 6.1 9).
Esse
mistério não é descrito apenas como uma mensagem (Rm 1 6.2 5; Ef3.3; 6.19), mas
como o Verbo encarnado (Cl 1 .26-28; 2.2,3; 4.3). Este revelou a Deus ( Jo
1.18; 8.16; 10.30), a vontade divina (Mt 7.21; jo 4.34) e a Palavra de Deus (
Jo 14; 24 = 17:6 = 14: 17)
a)
O mistério revelado à Igreja. Segundo o Novo Testamento, o mistério foi
revelado à Igreja para a glória dos santos (1 Co 2.7; CT 1 .26,27); como está
escrito: “descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito”
(Ef 1 .9). O mistério revelado da salvação em Cristo deve ser anunciado a todos
os homens (Ef 3.9; 6.1 9; CI 4.3; 2.2).
b)
O mistério desvendado em Cristo. Deus havia planejado a Igreja antes da
fundação do mundo e a sua concretização haveria de acontecer na história da
humanidade. Todo o plano de restauração e salvação que estava oculto cumpriu-se
em Jesus Cristo (Ef 1 .9,10; Cl 1.27; 2.2) “na plenitude dos tempos” (Cl 4.4;
Ef 1.10), quando Deus enviou seu Filho para salvar o homem (Lc 1 9.1 0), e
despojar a Satanás e seus anjos, triunfando sobre eles (Cl 2.15; 1 Jo 3.5,8). Este
é o “mistério da piedade” que inclui os fatos da encarnação, morte, ressurreição
e triunfo glorioso de Jesus Cristo (1 Tm 3.16).
Conclusão
Segundo o
texto de 1 Pe 2.9,10, a igreja deve cumprir plenamente o seu tríplice
ministério: real, sacerdotal e profético, para que a sua missão satisfaça o
projeto de Deus na Terra.Valorizemos mais o privilégio de sermos a Igreja do
Senhor. Desfrutemos das riquezas divinas ao nosso alcance. Mas, não somente
isso. Proclamemos ao mundo a salvação que nos alcançou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário