sábado, 21 de abril de 2012

QUEM PODE SER UM PIONEIRO E INICIAR NOVAS IGREJAS?


 Um pastor pode ser um pioneiro? Um leigo pode ser um pioneiro? Um líder pode ser um pioneiro? Um advogado pode ser um pioneiro? Um professor pode ser um pioneiro? Um missionário pode ser um pioneiro?


Todos podem ser pioneiros se receberem o chamado para serem evangelistas e cumprirem as qualificações bíblicas. Quais são as qualificações que devem ter um pioneiro, independentemente de ser um pastor ou um leigo?

1. Ser convertido (Atos 9).
2. Receber o chamado (Gálatas 1.15,16).
3. Ser cheio do Espírito Santo (Gálatas 5.16, Efésios 5.18, Atos 13.9).
4. Saber como usar a Palavra de Deus (2 Timóteo 2.15).
5. Querer agradar e obedecer a Deus (1 Tessalonicenses 2.4).
6. Amar os novos convertidos e cuidar deles (1 Tessalonicenses 2.7-12;
Tito 1.9).
7. Saber como orar (1 Tessalonicenses 1.2) (Colosenses 4.2-6).
8. Estar vivendo uma vida pura (1 Timóteo 5.22, Tito 1.7-8)
9. Estar firme na fé (Tito 1.9).
10. Atentar para as recomendações de 1 Timóteo 3.
Deixe-nos fazer uma pergunta: como podemos ganhar a nação para Cristo e iniciar uma igreja Assembléia de Deus em cada município, cidade e vila se não usarmos leigos maduros que tenham o dom e exerçam a função de um evangelista? Não há pastores suficientes para alcançar toda a nação.



I - O PAPEL DO PASTOR DA IGREJA MÃE
Qual é o papel principal do pastor da igreja mãe? Ele deve fazer tudo? NÃO! Ele é um líder espiritual que serve ao seu povo.

Efésios 4.11-12 explica de forma bem clara o papel principal do pastor. A Bíblia diz que Deus deu à igreja pastores-mestres para o “aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

Em outras palavras, o papel principal do pastor é treinar e equipar os leigos para realizar os ministérios que Deus lhes deu. Jesus gastou três anos treinando doze discípulos. Jesus é nosso modelo perfeito de como ganhar o mundo. Ele usou um princípio simples: multiplicação. O pastor Rick Warren, fundador da igreja Saddleback, nos Estados Unidos, e autor do livro Uma Igreja com Propósitos, diz que existem cinco grupos numa igreja local:

1. A comunidade – pessoas que moram perto da igreja e ocasionalmente a freqüentam.
2. A multidão – pessoas que freqüentam a igreja regularmente, mas não têm compromisso com ela.
3. A congregação – os membros da igreja.
4. Os comprometidos – aqueles que oram e contribuem com dízimos e ofertas.
5. O núcleo – pessoas-chaves, que são bem treinadas para evangelizar, discipular e fazer missões.

Jesus formou um núcleo e o treinou. O pastor ou líder precisa formar
uma equipe de discipuladores, para treiná-los semanalmente. Assuma com Deus o compromisso de formar sua equipe de evangelismo e discipulado
agora mesmo. Peça a Deus para levantar as pessoas certas para participarem da sua equipe. Você deverá ter reuniões regulares para discipulá-las.

No Evangelismo Pioneiro, o pastor da igreja mãe ou o evangelista pioneiro tem duas responsabilidades principais:

  1. A primeira responsabilidade é treinar os pioneiros.
 Um a um ou em pequenos grupos. Este treinamento não é algo que se possa fazer em massa ou com grandes grupos. O Dr. Waylon Moore, no livro Multiplicando Discípulos, publicado pela JUERP, na página 31, diz o seguinte:
A. Discipular é uma das maneiras mais estratégicas para se ter um ministério pessoal ilimitado.
B. Discipular é o mais flexível dos ministérios.
C. Discipular é a maneira mais rápida e mais segura de mobilizar todo o corpo de Cristo para evangelizar.
D. Discipular tem um potencial de mais longo alcance para produzir frutos do que qualquer outro ministério.
E. Discipular propicia à igreja líderes leigos maduros centralizados em Cristo e orientados para a Palavra.

2. A segunda responsabilidade é manter contato semanalmente com os
pioneiros.
Gastar de 30 minutos até 1 hora cada semana numa reunião especial com os pioneiros. O que o pastor deverá fazer?
A. Começar com oração. Estamos no meio de uma guerra espiritual. Nossa defesa contra os demônios é a oração.
B. Pedir aos pioneiros que contem suas vitórias da semana.
C. Pedir aos pioneiros que falem sobre os problemas que enfrentaram durante a semana. Anotar cada um deles.
D. Aconselhar os pioneiros sobre cada item e problema.
E. Ensinar-lhes coisas práticas sobre o ministério, tais como: escrever um sermão, aconselhar, etc. Pioneiros são discípulos. É responsabilidade do pastor treiná-los bem.
F. Dar aos pioneiros orientações gerais e concluir a reunião com oração.  Se os pioneiros trabalham a uma distância muito longa, o pastor deve ter uma reunião mais prolongada uma vez por mês ou a cada dois meses. Porém, será muito importante que o pastor visite seus pioneiros periodicamente e tenha estas reuniões de discipulado.



II - OS ALVOS DO PIONEIRO
O papel do pastor é treinar os leigos para realizar seus ministérios. Em
cada igreja, Deus já deu a alguns leigos dons especiais para realizar o trabalho de evangelismo e implantar novas igrejas. O pastor e a igreja mãe devem escolher pessoas maduras com estes dons. O papel do pastor é treiná-las em um tempo separado. Estes pioneiros serão reconhecidos pela igreja mãe. A igreja mãe assumirá um compromisso de orar por eles, apoiá-los e enviá-los para iniciar o novo trabalho. Quais são os alvos ou objetivos dos pioneiros?
1. Ganhar almas perdidas.
2. Providenciar alguém que seja autorizado pela igreja mãe para batizar.
3. Integrar e discipular os novos decididos.
4. Treinar líderes locais onde eles estão iniciando o novo trabalho.
5. Organizar uma nova igreja que seja auto-sustentada, autogovernada e autopropagadora, sob a liderança de Deus.
6. Incentivar a multiplicação do novo trabalho.



CONCLUSÃO

Paulo pregou em Tessalônica somente por poucas semanas, contudo deixou uma igreja estabelecida naquela cidade e deixou tudo nas mãos dos leigos de Tessalônica.
Ele ficou em Éfeso por dois anos, ensinando na escola de Tirano (Atos
19.9). Quais foram os resultados? Todo o mundo da região da Ásia ouviu a Palavra de Deus (Atos 19.10,20). Paulo não fez tudo sozinho! Ele sempre estava discipulando os leigos para realizarem o trabalho do Senhor. Na Segunda Epístola a Timóteo 2.2, ele diz: “E o que de mim ouviste diante de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem outros.” Este versículo explica claramente o segredo do sucesso dele. Ele cumpriu a ordem de Jesus: “Fazei discípulos”.
Enfatizar o início de igrejas nos lares é essencial em nossa sociedade moderna, com o preço da propriedade, principalmente nas cidades. Os crentes em todo lugar sentem a necessidade de se reunirem para cultuar e ter comunhão entre si. Isto não requer um prédio ou um templo, especialmente no início. Usando os lares, a igreja pode crescer sem ter de alugar um imóvel ou ter a preocupação em construir ou comprar um prédio. O trabalho de Grupos Familiares realizado pela Assembléia de Deus em Viçosa-AL, igreja liderada pelo Pastor Donizete Inácio de Melo, é um grande exemplo deste trabalho. Todas as terças-feiras são realizados cerca de 22 cultos nas residências dos irmão onde estes convidam seus vizinhos para estarem participando das reuniões que tem a duração de uma hora, em alguns povoados de Viçosa hoje existem igrejas que começaram com este trabalho. Então, o início de igrejas nos lares é essencial para a pregação do evangelho e o crescimento da igreja.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário