sexta-feira, 29 de junho de 2012

QUEM DEUS ESCOLHE?


TEMA: QUEM DEUS ESCOLHE?
TEXTO: I Coríntios 1. 26 – 28

Introdução: Nossa vida através de alguém que morreu, nosso ser abençoado por alguém que foi feito maldição, nosso ser justificado por alguém que foi condenado por si mesmo, era tolice e inconsistência aos homens cegados pela sua opinião própria e unidos a seus próprios preconceitos e descobertas orgulhosas de sua razão e filosofia. O modo de pregar o Evangelho era tolice para eles. Nenhum dos homens famosos pela sabedoria ou eloquência foi chamado para implantar a igreja ou propagar o evangelho. Uns poucos pescadores foram chamados e enviados com esta missão. Esses foram chamados para discipularem as nações; esse vasos escolhidos para levarem o tesouro do conhecimento salvador ao mundo. À primeira vista, não havia nada que parecesse grande ou elevado o suficiente para vir de Deus, e os orgulhosos pretendentes a erudição e a sabedoria desprezavam a doutrina por causa daqueles que a dispensavam.


I.              DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS (I Co 1. 27)
Para derrubar todo o orgulho e ostentação dos homens Deus escolheu “as coisas loucas deste mundo para confundi as sábias”.

A história de Raabe prova que Deus quer usar a cada um. Essa mulher trabalhou como prostituta em Jericó quando os israelitas se aproximaram da cidade. Embora os israelitas precisassem de alguém para ajudá-los a estabelecerem a melhor estratégia de conquistar a cidade, parece motivo pouco lógico por que Raabe tenha sido escolhida para esse papel:
1.    Ela não ocupava nenhuma posição e nenhum titulo oficial na cidade.
2.    Os israelitas consideram as mulheres de classe inferior de cidadãos.
3.    Como prostituta, ela encontrava-se numa posição ainda mais inferior do que as mulheres em geral.

Mas pelo fato de a liderança depender menos de títulos do que de influência, Deus escolheu Raabe. Ela ajudou os espias por sua ágil sabedoria, seu tempestuoso e seu esperto plano. Assim ela salvou não somente a vida dela, mas também ajudou para que os propósitos de Deus se concretizassem de Jericó. O nome de “Raabe” ocupa inclusive um lugar de honra na lista dos heróis da fé (Hb 11. 31) quando ela é mencionado como um exemplo de salvação pela fé. Em Tiago 2. 25 ela é um exemplo de fé que produz boas obras. Em Mateus 1. 5 nós vamos ver que de Raabe descendeu Davi e Jesus.


II.            DEUS ECOLHEU AS COISAS FRACAS (I Co 1. 27)
Homens que não possuem nenhuma instrução para confundir os maiores eruditos; “as coisa fracas deste mundo para confundir as fortes”.
Deus se determinou a cumprir Seus objetivos aqui na terra através de homens com fraquezas.
1.    Adão e Eva transformaram um perfeito arranjo matrimonial em pesadelo.
2.    Abraão, o pai das nações, viveu uma mentira - usando a esposa como fantoche para salvar a pele.
3.    Jacó foi um transgressor.
4.    Samuel matou o rei Agague numa crise de fúria demonstrando excesso de zelo pela justiça.
5.    Davi, homem segundo o coração de Deus, foi um adúltero, assassino que não tinha direito moral algum à qualquer bênção de Deus.
6.    Salomão, o homem mais sábio da terra, fez algumas das coisas mais estúpidas registradas pela História.
7.    Isaías, o grande guerreiro da oração, era um homem de paixões - significando, tal como todos nós - fraquezas e dores.
8.    Jonas queria ver uma cidade inteira pegar fogo para justificar suas profecias em relação à ela - ele desprezou a misericórdia de Deus por um povo arrependido. A lista se alonga - homens que amavam a Deus, homens que eram grandemente usados por Deus - quase nocauteados devido às suas fraquezas.
9.    Pedro negou o próprio Senhor Deus dos céus - ofendendo Aquele que mais o havia amado.  
10. Paulo era impaciente e duro com os convertidos e parceiros que não conseguiam corresponder a seu estilo de vida ascético.
Ainda assim, Deus estava sempre dizendo, "Eu te chamei; Eu estarei contigo! Eu retiro o mal que há no teu coração! Cumprirei a Minha vontade, apesar de tudo!".


III.           DEUS ESCOLHEU AS COISAS HUMILDES E DESPRESIVEIS (I Co 1. 28)
Homens de graus e circunstâncias desprezíveis para confundir e prevalecer contra todo poder e autoridade dos reis terrenos. “e as coisa humildes e as desprezíveis”.
Lembro-me das aulas de educação física, quando os meu colegas escolhiam o time. Via de rega, eu, era o último a ser escolhido. Já nem me abalava mais. Podia ser bom em português e matemática, mas futebol sabia pouco.
No céu, porém, segundo Paulo, os times são escolhidos de forma diferente. Ah, os critérios de Deus! Quem pode entendê-los? Ele “escolhe as coisa loucas do mundo para confundir as sábias” . Foi assim que explicou sua própria conversão. Logo ele, um ex assassino, torna-se um escritor sobre a Graça? Quantas mãos não choraram a morte de seus filhos, enquanto Saulo se divertia? Ele assistiu de camarote a morte de Estevão e era o maior perseguidor da igreja da época.
No entanto, na hora de escolher o time, Jesus aponta o dedo para ele, para o vil e desprezível Saulo e transformou-o no bondoso e sábio Paulo. Você tem sido excluído dos times ao longo da vida?
Você não se encaixa nos padrões impostos pelo mundo?
Anime-se! Você tem uma vaga no time de escolhidos de Deus!
Ele escolheu os vis e desprezíveis, Ele escolhe os que não são, Por quê? Para confundi os que são. Nesse jogo, somente a vontade do Técnico importa. E a vontade d’Ele é ver você vencer!


IV.          DEUS ESCOLHEU AS QUE NÃO SÃO PARA ANIQUILAR AS QUE SÃO (I Co 1. 28)
Cosas que o homem tem em baixa estima, ou em extremo desdém, para despejar desdém e desgraça sobre tudo que eles valorizam e veneram; “e que não são, para aniquilar (desprezar) as que são.”
Quando lemos a Bíblia, entre as inúmeras constatações que poderíamos fazer, uma em especial fica muito clara: "As escolhas que Deus faz geralmente são totalmente contrárias à lógica humana". Tal fato pode ser verificado nas linhas que seguem:
Deus escolheu um homem inexperiente na arte da carpintaria, Noé, para que este construísse um barco com a dimensão de um moderno transatlântico, a fim de que pudesse exercer o Seu juízo sobre a humanidade pecadora através do dilúvio (Gn 6.13-17).
Deus escolheu um homem idólatra, chamado Abrão, para que este fosse transformado no "pai da fé" (Js 24.2,3; Gn 12.1-3).
Deus escolheu um pastor nômade de ovelhas, o qual não possuía boa oratória e nem eloquência, Moisés, para ser o libertador do povo de Israel, em vez de escolher seu irmão, Arão, o qual possuía grande capacidade de comunicação verbal (Ex 3.1,10; 4.10-14).
Deus escolheu dois homens praticamente desconhecidos, Eldade e Medade, para profetizarem no arraial dos israelitas, em vez de escolher o braço direito de Moisés, Josué (Nm 11.26-29).
Deus escolheu uma jumenta como Sua porta-voz para repreender o profeta (Nm 22.20-35).  
Deus escolheu o pior momento para fazer o povo de Israel atravessar o Rio Jordão, ou seja, a época das enchentes. E o povo atravessou o rio a seco! (Js 3.15-17).
Deus escolheu os gritos dos israelitas e os transformou em poderosas dinamites, que fizeram com que as muralhas de Jericó viessem ao chão (Js 6.20).
Deus escolheu um rapaz que era o caçula entre os seus irmãos, que pertencia a uma família muito pobre e cuja tribo estava entre as menos importantes de Israel, Gideão, para libertar Seu povo dos midianitas opressores (Jz 6.12-16).
Deus escolheu apenas 300 homens inexperientes na arte da guerra, os quais utilizaram armas estranhas - trombetas, cântaros e tochas - para colocar em fuga uma multidão de midianitas e amalequitas (Jz 7.7,12,16-25).
Deus escolheu um menino, Samuel, para revelar Seus planos sobre o Seu sacerdote, Eli, por causa de sua indolência espiritual (1 Sm 3.10-18).
Deus escolheu um corvo, animal impuro segundo a lei israelita, para ser o garçom que serviria a Elias durante parte do período de seca, bem como, escolheu uma pobre mulher viúva de Sarepta para alimentá-lo (1 Rs 17.1-6,9).  
Deus escolheu um pastor de ovelhas, Davi, para ser rei de Israel (1 Cr 17.7).
Deus escolheu os cânticos de louvor ao Seu nome - em vez de escolher o arco, a flecha e a lança - como armas poderosas que serviram para desbaratar os exércitos inimigos de Josafá (2 Cr 20.21-23).
Deus escolheu um profeta rebelde e insensível à Sua voz, Jonas, para que, a despeito de sua rebeldia, ele se tornasse o pregador mais bem sucedido de todos os tempos. A mensagem de Jonas foi responsável pela conversão de uma cidade inteira, a qual possuía mais de 120 mil habitantes! (Jn 1-4).
Deus escolheu um casal de idosos, Zacarias e Isabel (e ela ainda era estéril!), para que eles se tornassem os pais de um dos maiores profetas da Bíblia, João Batista (Lc 1.5-17).
Deus escolheu uma moradora de uma das cidades menores e mais insignificantes de toda a Bíblia, Nazaré, para que esta fosse a mãe do Salvador. Nazaré não é citada nenhuma vez sequer em todo o Antigo Testamento! (Lc 1.26-31).
Deus, na pessoa de Jesus, escolheu como seus apóstolos algumas pessoas que normalmente jamais seriam recrutadas por nenhum departamento de recursos humanos de qualquer empresa (Mt 10.1-4). Ele escolheu: um homem que tinha instintos violentos, Pedro (Jo 18.10); dois irmãos cujos temperamentos pendiam para a agressividade, Tiago e João, filhos de Zebedeu (Lc 9.51-56); um incrédulo, Tomé (Jo 20.24-29); um coletor de impostos, Mateus, pessoa que era odiada pelos judeus e cuja profissão era vista com muita desconfiança (Mt 9.9-13); Simão, um zelote, pessoa que estava ligada aos partidos revolucionários judaicos e, muitas vezes, andava armada com uma adaga (Lc 5.15); e, por fim, escolheu um traidor, Judas (Mt 10.4).
Deus escolheu derramar a presença do Seu Espírito na História, não no suntuoso Templo de Jerusalém e nem nas disputadas sinagogas, mas sim em um simples quarto de estudos e de oração, o cenáculo! (At 1.13; 2.1).
Deus escolheu como seu arauto um dos maiores teólogos e pensadores da história da igreja. Porém, este homem antes de se converter foi alguém que consentiu na morte de Estêvão e que também chegou a perseguir a igreja e a conduzir homens e mulheres crentes à prisão. Seu nome, Saulo (Paulo) (At 7.59-8.3; 9.1-18).
Finalmente, Deus escolheu você! Sim, você mesmo (a) preste bem a atenção ao que eu vou te dizer. Deus não está interessado em escolher mentes brilhantes, oradores eloquentes ou personalidades empolgantes. Ele não está à procura de pessoas que possuem cultura invejável, riquezas inigualáveis ou coisas do gênero (isso não quer dizer que Ele não se preocupe também com tais pessoas. Nada disso! Ele está interessado apenas em escolher pessoas que queiram amá-lo, adorá-lo e serví-lo. Portanto, não se esqueça de uma coisa: "Deus não cometeu nenhum equívoco ou engano quando te escolheu. Ele sabia quem você era, quem você é e quem você virá a ser. Ele jamais se arrependeu de ter te escolhido e, se você deixar, Ele fará essa escolha valer à pena. Isto só depende de você, escolhido(a) do Senhor!".


Conclusão: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisa fracas deste mundo para confundir as fortes” (I Co 1. 27).
Que Deus maravilhoso! Esse é o Deus que servimos, um Deus que escolhe as coisa loucas deste mundo para confundir as sábias, as fracas para confundir as fortes, Os valores de Deus não são os nossos, a vida de conquistas que Deus tem para nós está muito além do que podemos imaginar. Ele quer que estejamos caminhando conforme a sua vontade e que nossos corações não estejam nas coisas que conquistamos. Não precisamos nos espelhar nos valores do mundo, nós temos valor na pessoa de Jesus Cristo, que vive em nós. Isaias 55:08 “Porque meus pensamentos não são os vossos pensamentos; nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor! 

3 comentários:

  1. Muito bom seu texto realmente Deus não vê como o homem e por isso suas escolhas diferem totalmente das nossas,graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ,abençoada palavra Deus vê o interior dos homens;que o Senhor te abençoe sempre ,te seguindo no blog te convido a conhecer o meu.Deus te abençoe..http://mulherdapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO PELA VISITA, ESTAREI VISITANDO SEU BLOG. MÁRCIO ANDRADE

      Excluir