quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TEMA: A MISSÃO DA IGREJA



Texto: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16. 15).
Introdução: A igreja de Cristo não pode enclausurar-se dentro dos templos, mas deve cumprir a sua missão por toda parte, onde estão os pecadores.



            I-             A IGREJA E SUA MISSÃO URBANA
Atos 18. 9 – 11 “Disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; porque  eu sou contigo, e ninguém lançará mão de para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
“E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus”.



Este trecho revela os sentimentos internos e humanos do apóstolo. A oposição e o ódio a Paulo e ao evangelho estavam aumentando, e ele começava a recear e a hesitar quanto a sua permanência em Corinto (1 Co 2. 3). Esses mesmos sentimentos ocorrem às vezes nos corações de todos os fiéis de Deus, até mesmo em homens como Elias (1 Rs 19. 4) e Jeremias (Jr 15. 15). Ocorrendo isso, Deus socorrerá seus santos, fortalecendo seus corações. A promessa da sua presença é suficiente para livrá-lo do medo e dar-lhes a certeza e a paz necessária para cumprirem a vontade de Deus para suas vidas.


À vezes, sentimo-nos sós e isolados, especialmente quando vemos maldade ao nosso redor ou somos perseguidos por nossa fé. Porém, existem outros em seu bairro, ou sua comunidade que precisam de você, de uma palavra de Deus. Peça que Deus conduza você a eles.



II-            PASSA A MACEDÔNIA E AJUDA-NOS
Atos 16. 9-13 “De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho.
Navegando, pois, de Trôade, fomos correndo a Samotrácia, e no dia seguinte a Neápolis; e dali para Filipos, que é a primeira cidade desse distrito da Macedônia, e colônia romana; e estivemos alguns dias nessa cidade.
No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas.”

Este com toda certeza é um dos capítulos mais conhecidos da maioria em função de dois episódios que sempre estão sendo usados em pregações e estudos. (1) A visão que Paulo recebera do macedônio que lhe rogara: “Passa a Macedônia e ajuda-nos” (V 9) e (2) a afirmação ao carcereiro: “Crê no Senhor Jesus e salvo, tu e tua casa” (V 31).
           

Aqui somos convencidos de que nossa vida deve ser instrumento útil na mão do Mestre Jesus para a evangelização e discipulado de novos cristão que se encontram perdido esperando que alguém os estenda as mãos para tirá-los da situação em que se encontram.

  
O texto nos mostra o apóstolo Paulo pregando e anunciando a Palavra de salvação a todos da região da Ásia. Ainda hoje Deus está chamando homens, mulheres, jovens e crianças para que passemos a Macedônia. A Macedônia é o mundo e quantos estão pelo mundo sem Cristo e sem Salvação. Nós como igreja podemos fazer alguma coisa, precisamos passar a Macedônia, precisamos orar, contribuir e ir.


Conclusão: Que você possa ser despertado através desta palavra e realizar a Obra da Grande comissão mundial.  Como o Senhor disse ao apóstolo Paulo “Não temas, mas fala e não te cales;”  Deus ainda hoje convida seu povo para esta grande obra de anunciar o seu evangelho a toda criatura.  Precisamos ter visão de que o homem sem Cristo está perdido. 


Desde o ateu ao religioso, do doutor ao analfabeto, dos homens das grandes metrópoles ao homem do campo. Precisamos ter visão de que as falsas religiões proliferam celeremente como um rastilho de pólvora. Nos últimos 50 anos, o islamismo cresceu 500%; o hinduísmo, 161%; o budismo, 147%; e o cristianismo, só 47%.


Precisamos ter a visão de que oportunidades não aproveitadas hoje podem se tornar portas fechadas amanhã. Precisamos ter visão de que na mesma medida de que a igreja evangélica patina no cumprimento da sua  missão, cresce de forma assustadora um evangelho híbrido, heterodoxo e sincrético, que distorce a verdade e sonega ao povo o Pão da Vida. Precisamos ter a visão de que a ignorância não é um caminho alternativo para o céu, uma vez que aqueles que sem lei pecam, sem lei perecerão (Rm 2.12).


Márcio Andrade

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (CPAD)
           Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD)
           Lições Bíblicas 1º Trimestre 2007 (CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário