segunda-feira, 26 de novembro de 2012

TEMA: O REINO DE DEUS


TEXTO: MATEUS 6. 33
INTRODUÇÃO: Aqueles que seguem ao Senhor Jesus Cristo são conclamados a buscar acima de tudo o mais, o Reino de Deus e a sua justiça. O verbo “buscar” subtende estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa fazendo um esforço vigoroso e diligente para obter algo.  A parábola do tesouro e da pérola registrada em Mateus 13. 44- 46 ensinam duas grandes verdades:

1. O Reino dos céus é um tesouro de valor incalculável que deve ser buscado acima de tudo.
2.  É obtido quando renunciamos a tudo que nos impede de ser parte dele.


I.              O REINO DE DEUS ANUNCIADO POR JOÃO BATISTA (Mt 3. 1- 3)
O Reino de Deus foi inaugurado aqui na terra quando o próprio Deus mudou o rumo da história ao manifestar-se como forma de homem. Hoje, Jesus reina nos corações dos crentes, mas o Reino dos céus não estará completamente estabelecido até que todo o mal no mundo seja julgado e removido. Primeiro, veio a terra como servo sofredor, mas retornará como Rei e Juiz, para governar vitorioso sobre tudo e todos. O Reino dos céus é primeiramente anunciado por João Batista e em seguida pelo próprio Jesus (Mateus 3. 2 e 4. 7). O batismo de João foi o selo ou a reposta dos que obedeciam a sua mensagem de arrependimento; isto equivale a dizer: “Deus tem razão Ele não se equivocou em seus intuitos com respeito a nós; devemos nos batizar em sinal de arrependimento para com Deus. Agora que se aproxima o Reino do Messias. Que vergonha dá ter vivido em desobediência a Deus! A partir de agora quero concertar meu caminho sendo obediente a Palavra de Deus ”. Em síntese, esta deve ter sido a resposta do povo que creu na mensagem de João Batista: “Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”.


II.            O REINO DE DEUS CONFIRMADO PELO SENHOR JESUS CRISTO (Mt 6. 33)
Buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça significa priorizar Deus em nossa vida, de modo que nossos pensamentos estejam voltados para sua vontade, nosso caráter seja semelhante ao do Senhor servindo e obedecendo a Deus em tudo.
O que é realmente importante para você? Pessoas, metas, desejos e até objetos disputam lugar em nossa vida e, se não formos firmes em dá ao Senhor o primeiro lugar de cada área de nossa vida, qualquer um desses interesses pode ocupar rapidamente o lugar de Deus. O Senhor Jesus Cristo ratificou a mensagem de João Batista, colocando a ênfase em um reino espiritual, sobre o coração do homem, pois o maior de todos os males é a rebeldia do coração contra Deus, essa independência da alma do homem, para viver sem Deus, alienado do céu. O viver com Cristo nos torna submisso, obediente, humilde e manso; se isto for assim, é porque o Senhor do Reino dos céus desceu para a terra, está aqui e trouxe para o coração dos homens, o estilo de vida dos do Reino dos céus, onde todos obedecem.


III.           O REINO DE DEUS E O NOVO NASCIMENTO (Jo 3. 1-3)
Nicodemos foi a Jesus pessoalmente, apesar de poder enviar um de seus assistentes. Queria examinar Jesus por si próprio para separar os fatos dos rumores. Como Nicodemos, entendo que devemos ter a nossa experiência pessoal com Jesus; e outros não pedem fazer isso por nós. Jesus revelou para o devoto fariseu que o Reino de Deus viria para o mundo todo, não somente para os judeus, e que Nicodemos não poderia fazer parte dele a menos que nascesse de novo. Jesus disse a ele no versículo cinco: “Na verdade, na verdade te digo, que aquele que não nascer de novo da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus”. Portanto, de acordo com Jesus, precisamos ser nascidos "da água e do Espírito". "Nascer do Espírito" significa entrar numa nova vida mediante uma mudança de mente e de coração. Por envolver um tipo de experiência completamente novo, e não apenas um aperfeiçoamento do velho estilo de vida, o ato de fazer parte do reino de Deus é denominado novo nascimento.


IV.          O REINO DE DEUS E AS BEM-AVENTURANÇAS (Mt 5. 3-12)
Com o anuncio de Jesus de que o reino está próximo (Mt 4. 17), as pessoas naturalmente se perguntaram: “Qual a qualificação para entrar no Reino de Deus?” Jesus disse que a organização do Reino celestial é diferente dos reinos terrenos, pois naquele poder, riquezas e autoridades não são importantes. Cada bem- aventurança diz respeito as bênçãos de Deus. Bem-aventurança significa mais do que ter alegria. Implica o estado afortunado daqueles que fazem parte de do Reino de Deus.
As bem-aventuranças não prometem risos, prazer ou prosperidade terrena. Para Deus, bem-aventurado é aquele que tem experiência de esperança e alegria, independente das circunstâncias exteriores. Para encontrar essa forma mais profunda de felicidade, siga a Jesus a despeito do preço a pagar. O sermão do monte trata da ética absoluta do reino de Deus; “consequentemente, qualquer pessoa que se diga filho de Deus, ou que diz conhecê-lo, ou pertencer ao seu reino, ou ser membro de seu corpo, a igreja; em suma, todos aqueles em que seja notória a ausência destas qualidades, é mentiroso e não conhece a verdade”. Russel Champlim. O sermão do monte nos mostra como estão nossos frutos espirituais. Trata-se de uma radiografia de nosso interior, e é uma identificação de nosso passaporte para o Reino dos céus.


V.           O REINO DE DEUS E A IGREJA (Mt 21. 42-44)
Israel rejeita o Messias e o seu Reino. Como resultado, o Reino de Deus e o seu poder é dado a outros; aqueles que aceitam o seu evangelho, quer judeus quer gentios (1 Pe 2. 9). Este princípio continha em vigor. O Reino e o seu poder serão tirados daqueles que deixam de ser fieis a Cristo e rejeitam os seus caminhos de justiça; em seu ligar, receberão o Reino aqueles que se separam do mundo e buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça.


VI.          O REINO DE DEUS E A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS (Ap 20. 4-6)
Aqueles que se aceitam nos tronos são provavelmente os vencedores oriundos de todos os tempos e possivelmente incluem os santos do Antigo Testamento.
Este Reino de Cristo por mil anos é, as vezes, chamado “O Milênio”, termo de origem latina que significa “Mil Anos”. Do Reino Milenial de cristo participarão os salvos da igreja, e possivelmente os santos ressurretos do Antigo Testamento, os santos mártires da Grande Tribulação. O povo do Milênio a ser governado por Cristo consistirá dos que permanecerem fiéis a Ele durante a tribulação e até a sua vinda; e dos que nasceram durante o Milênio. Aqueles que reinarem com Cristo terão poder sobre todas as nações.

Conclusão: Deus é soberano e tem o governo dos céus e da terra. Pois foi Ele que os criou. Não obstante, Pouco se estuda sobre nossa participação no governo do Reino de Deus: nossos deveres e obrigações no cuidado e na mordomia de tudo o que Ele nos confiou. No Reino de Deus, a vontade do Pai é, conhecida e praticado por amor, devoção, prazer, submissão, dever e gratidão. Fazer continuamente a vontade de Deus, nesse Reino, deve ser nossa maior prioridade, não importando os obstáculos “Pois por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (At 12. 22).

Márcio Andrade

Bibliografia: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (CPAD)
                     Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD)
                      Lição Bíblica da EBD (CPAD)

Um comentário:

  1. Otimo blog parabéns pela uso do argumentos e da palavra de Deus, jah estou seguindo.

    ResponderExcluir