quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A PROSPERIADE DOS BEM-EVENTURADOS – LIÇÃO 06

O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração”. (Lc 4. 18).
Quando Jesus fez referência a profecia de Isaias acerca do poder do Espírito Santa sobre Ele, usou a mesma passagem para sintetizar o conteúdo de seu ministério, a saber: pregação, cura e libertação. Ao ler esta passagem de Isaias 61 na sinagoga, interrompeu a leitura no meio do versículo 2, após as palavras: “a apregoar o ano aceitável do Senhor”. Cerrando o rolo disse: “Hoje, se cumpriu essa escritura em vossos ouvidos” (Lc 4. 21). A próxima frase, em 61. 2, “...o dia da vingança do nosso Deus”, se cumprirá quando Jesus voltar a terra.

O Espírito Santo ungiu Jesus e o capacitou para sua missão. Como homem, Ele dependia da ajuda e do poder do Espírito Santo para cumprir sua responsabilidade diante de Deus. Somente como homem ungido pelo Espírito Santo, Jesus podia viver, servir e proclamar o Evangelho.

O Sermão do Monte, contém a revelação dos princípios divinos da justiça, segundo os quais todos os cristãos devem viver pela fé no filho de Deus. Em Gálatas 2. 20 o apóstolo Paulo nos diz: “...e a vida que vivo agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus; ao qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”. Todos nós, que pertencemos ao Reino de Deus, devemos ter uma intensa fome e sede de justiça de que trata este sermão de Cristo.

A palavra “bem-aventurado” refere-se ao estado abençoado daqueles que, por seu relacionamento com Cristo e sua palavra, receberam de Deus o amor, o cuidado, a salvação e a sua presença diária. Para receber as bênçãos divinas devemos viver segundo os padrões revelados por Deus nas escrituras, e nunca pelo mundo.

1.    Pobre de Espírito (Mt 5. 3).
Aqui significa reconhecermos que não temos qualquer auto-suficiência espiritual; que dependemos da vida do Espírito; do poder e graça divinos para podermos herdar o Reino de Deus. Neste contexto, pobre é o que tem uma carência  espiritual! Por conseguinte é aquele que reconhece suas verdadeiras necessidades espirituais. E por isso almeja um relacionamento mais profundo com Deus.

2.    Os que Choram (Mt 5. 4).
Chora aqui é contristar-se profundamente por causa das nossas próprias fraquezas quando nos medimos com o padrão divino de justiça. Descobrimos que, o consolo certamente virá.

3.    Os Mansos (Mt 5. 5).
São os humildes e submissos diante de Deus. Acham nEle o seu refúgio e lhe consagram todo o seu ser. Preocupam-se mais com a Obra de Deus e o povo de Deus do que com aquilo que lhes possam acontecer pessoalmente. O manso apesar de injustiçado, não procura a própria vingança, mas confia em Deus com seu legítimo defensor.

4.    Fome e Sede de Justiça (Mt 5. 6).
A condição fundamental parta ter uma vida santa em todos os aspectos é ter “fome e sede de justiça”. Tal fome é vista em Moisés (Êx 33. 13, 18), em Davi (Sl 42. 1, 2; 63. 1, 2) e no apóstolo Paulo (Fp 3. 8-10). O verdadeiramente prospero são aqueles que demonstram um forte desejo pela justiça divina e a buscam ansiosamente. A verdadeira prosperidade só é alcançada com a instauração do Reino de Deus.

5.    Os Misericordiosos (Mt 5. 7).
Estão cheio de compaixão e dó para com os que sofrem por causa do pecado ou aflições. Os misericordiosos desejam minorar os sofrimentos, conduzindo os sofredores à Graça de Deus por meio de Cristo. O misericordioso, tem um coração não somente perdoador, mas disposto a socorrer os que passam necessidades. Ele sempre abrirá a mão e o coração àquele que precisa de um socorro material.

6.    Os limpos de Coração (Mt 5. 8).
São os que foram libertos do poder do pecado mediante a graça de Deus. Isto se refere ao homem que se acha limpo e isento de culpa. O apóstolo Paulo em Filipenses 4. 8 nos diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, Tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai”.

7.    Os Pacificadores (Mt 5. 9).
São os que se reconciliaram com Deus. Tem paz com Ele mediante a cruz. Os pacificadores não só amam a paz, mas encontram-se comprometidos com o processo que ela conduz. Em Hebreus 12. 14 nos diz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”.

8.    Perseguidos Por Causa da Justiça (Mt 5. 10).
Todos que procuram viver de acordo com a Palavra de Deus, por amor a justiça sofrerão perseguição, aquele que conserva os padrões divinos de verdade, da justiça e da pureza e que, ao mesmo tempo, se recusam transigir com a presente sociedade pecaminosa e com o modo de vida dos crentes mornos, sofrerão impopularidade, rejeição e crítica. O mundo lhes moverá perseguição e oposição.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário