sábado, 4 de fevereiro de 2012

A Fé Cristã


Texto: Hebreus 11
Introdução: A fé é, sem dúvida, a força motora da vida cristã. é o que certo teólogo disse: “O combustível da carruagem cristã”. É pela fé que estamos vivendo e caminhando para Sião. É pela fé que estamos vencendo cada dia e pela fé em Jesus somo mais que vencedores. É sobre este palpitante assunto que iremos meditar.

         

 I. O QUE É A FÉ?
1.    É o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das soias que não se vêem (v. 1).
a)    O Firme fundamento.
Fundamento aqui significa muito mais que a mera certeza humana, fruto da lógica. Na visão cristã, tem o sentido de certeza inabalável, ou seja, temos convicção de que servimos a um Deus onipotente, onisciente e onipresente que como diz em Jeremias 1. 12 ,”que vela por sua Palavra para cumprir.” Assim, a certeza é o primeiro elemento essencial da verdadeira fé, isto é, “a fé que é por Ele” ( At 3. 16)
b)    Das coisas que se esperam.
O segundo elemento essencial da fé é a esperança. Esta é ligada na forte convicção de que aquilo que se espera da parte de Deus a de acontecer sempre, independente das circunstâncias. Abraão creu que teria um filho segundo a promessa divina, fruto de sua união com Sara.
c.   A prova das coisas que não se vêem.
      A “prova” tem significado de “convicção” que é o terceiro elemento da fé. Aqui temos um ponto muito importante a considerar. Aqui fala das coisas de Deus, “os bens futuros” Hebreus 9. 11 “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação.” A crentes que se utilizam desta passagem, iludidos pelos seus corações, acham que podem aplicar esse texto a qualquer coisa. “Eu creio que Deus vai me dá um carro novo, e uma bela casa”. Isso é desejo e não uma promessa de Deus. Pode torna-se real ou não. É algo condicional e circunstancial.  

2.    É o bom testemunho alcançado pelos antigos (v. 2).
Tais personagens viram de longe as promessas de Deus, e morreram crendo no cumprimento delas. Deus considera esses heróis como pessoas “dos quais o mundo não era digno” exemplos de fé a ser seguidos por nós.

3.    É o meio de agradar a Deus (v. 6).
Este versículo nos mostra que devemos crer na existência de um Deus pessoal, infinito e santo, que tem cuidado de nós. Devemos crer que Ele nos galardoará quando buscarmos com sinceridade, sabendo que nosso maior galardão é a alegria e a presença do nosso próprio Deus, Ele é o nosso escudo e a nossa grande recompensa.


II.   AS CARACTERISTICAS DA FÉ
1.    É pela fé que recebemos a chamada divina e obedecemos, como fez Abraão (VV. 8-10).
A fé e a obediência são inseparáveis entre si, assim como também são inseparáveis a incredulidade e a desobediência. Abraão serve de exemplo a todo povo de Deus; devemos reconhecer que estamos apenas de passagem neste mundo, caminhando para nosso verdadeiro lar no céu. Não devemos pensar em segurança plena neste mundo, nem ficar fascinado por ele. O fim de nossa peregrinação será uma pátria melhor, a Jerusalém celestial e a cidade permanente. Aleluia!

2.    É pela fé que somos abençoados, tal como Isaque abençoou a Jacó, e Jacó a seus filhos e os de José (VV. 20, 21).
Isaque foi o filho que foi prometido a Abraão e Sara em sua velhice, foi através de Isaque que Deus cumpriu suas promessas de, no final, da a Abraão incontáveis descendentes. Isaque teve filhos gêmeos, Esaú e Jacó. E Deus escolheu o mais novo Jacó, para dar continuidade ao cumprimento de sua promessa a Abraão. Mesmo quando Jacó estava morrendo em uma terra estranha, ele creu na promessa de que os descendentes de Abraão seriam como a areia da praia.


III.   A RECOMPENSA DA FÉ
1.    Uns são provados:
a.    Sendo torturados (v. 35)
Vivemos em um mundo maligno, cheio de sofrimento, até mesmo para os crentes. Mas Deus ainda está no controle. Ele permite que alguns cristãos se tornem mártires da fé, e permite que outros sobrevivam à perseguição.  
b.    Padecendo necessidades, passaram aflições e foram maltratados (v. 35 - 37).
Na luta pela fé, foram açoitados, apedrejados, preços, aflitos, torturados e mortos: “não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição

2.    Outros são aprovados:
a.    Passando pelo Mar Vermelho a pés enxutos, sem serem afogados (v. 29).
A libertação do povo de Israel aqui foi muito gloriosa. Pela fé passaram pelo Mar Vermelho em terra seca; e aqui nos descobrimos que, a graça da fé nos ajuda em todos os perigos que encontramos no caminho para o céu. Através da fé nós poderemos ver todos os nossos inimigos morrerem afogados, como os egípcios morrem tentando seguir o povo de Deus. No adianta! Quando Deus julga, Ele vence; e está claro que a destruição dos pecadores é devido a eles mesmos.

b.    Fazendo cair os muros de Jericó (v. 30).
Foi dada a ordem que ele rodeassem a cidade uma vez por dia durante sete dias, e sete vezes no último dia, depois deveria tocar as trombetas e após o povo deveria gritar, e os muros de Jericó cairia diante deles. Aqui está uma provação da fé deles. O método prescrito parecia improvável que desse o resultado esperado, e certamente iria expô-los ao escárnio diário dos inimigos.
c.    Alcançando promessas (v. 33).
É a fé que nos dá um interesse pelas promessas; é pela fé que recebemos o conforto das promessas; é pela fé que somos preparadas a esperar pelas promessas, e a recebê-las no tempo devido.
d.    Apagando a força do fogo (v. 34).
Assim fizeram os dois rapazes, aliás, vencedores poderosos. Sua fé em Deus os expôs a fornalha que Nabucodonosor havia preparado, e a fé deles os sustentaram e produziram aquele poder e a presença de Deus na fornalha que apagou a violência do fogo, de modo que nem o cheiro de fumaça ficou neles. Nunca a graça da fé foi provada de forma mais severa, nunca foi exercida de maneira mais nobre, e nunca foi recompensada de forma mais gloriosa, como no caso desses três rapazes.  
e.    Tirando da fraqueza força (v. 34).
Em Isaias 38. 15, 16, nós encontramos Ezequias, crendo na Palavra de Deus, recuperou-se de uma enfermidade mortal, e atribuiu sua recuperação à promessa e ao poder de Deus. É a mesma graça da fé que da fraqueza espiritual ajuda os homens e se recuperarem e a restaurarem as suas forças.


Conclusão: Que mais queremos da fé? Na verdade é só colocá-la em ação e alcançarmos a bênçãos que estão determinadas a nosso respeito, pela fé.  

3 comentários:

  1. Jesus quando andou pelo mundo, ele frormou seu grupo de 12 dicípulos e ensinou a eles tudo que deveria fazer, e eles aprenderam tudo que Jesus havia lhes ensinado, e disse-lhes ide para o mundo levar a palavra a todos. Seguiram segundo a ordem de seu mestre. E hoje minha gente não é diferente daquela época, a palavra de Deus tem que ser levada a todos não importa a quem seja, pois ninguem é diferente um do outro, somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcio, obrigada pelas palavras de boas vindas na União de Blogueiros. Não nos esquecamos nunca que sem fé é impossível agradar a Deus. Seu cantinho é muito abençoador. Já estou te seguindo, tenha uma noite nos braços do PAI!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Márcio;
    Obrigada por me seguir,eu já estou te seguindo e estou sendo abençoada com sua FÉ,como agora que prdi o sono com dor e sua postagem me fez ter forças para continuar a ter FÉ.

    ResponderExcluir